Atrativos

PALÁCIO DO PLANALTO EM BRASÍLIA

O Palácio do Planalto em Brasília se destaca por ser a sede do poder executivo do Brasil, e neste palácio onde Presidente da República governa o nosso pais.

Palácio do Planalto é o nome oficial do local de trabalho da Presidência do Brasil. É onde está situado o Gabinete do Presidente da República. O prédio também abriga a Casa Civil, a Secretaria-Geral e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República. Concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer com projeto estrutural do engenheiro Joaquim Cardozo, é a sede do poder executivo do Governo Federal brasileiro. Localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, o Palácio do Planalto faz parte do projeto do Plano Piloto e foi um dos primeiros edifícios construídos na capital.

A construção do Palácio do Planalto foi iniciada em 10 de julho de 1958, obedecendo ao projeto de Niemeyer e Cardozo. O engenheiro-chefe da obra foi Fausto Amadeu Francisco Favale (1929-2014), pessoalmente designado para o desafio por Juscelino Kubitschek. Favale enfrentou o desafio de concretizar as ideias de Niemeyer a respeito das colunas curvas da fachada (conhecidas como “velas”), numa intermediação entre o projeto arquitetônico e o projeto estrutural. O cálculo de Joaquim Cardozo permitiu que a base do Palácio do Planalto ficasse delgada, apenas tocando.

A obra foi concluída a tempo de tornar o Palácio o centro das festividades da inauguração de Brasília, em 21 de abril de 1960. Até então a residência de vistoria do presidente funcionava em uma construção provisória de madeira conhecida popularmente como Palácio do Catetinho, inaugurada em 31 de outubro de 1956, nos arredores de Brasília.

Antes da construção do Palácio do Planalto e do Palácio da Alvorada, o Palácio do Catete, localizado na cidade do Rio de Janeiro, foi a sede do poder executivo brasileiro de 1897 a 1960. A partir desse ano, a sede do poder executivo foi transferida para a recém-inaugurada cidade de Brasília.

A visitação publica acontece sempre aos domingos, das 9h30min às 14h. Mais se você tem o interesse de fazer o passeio no Palácio do Planalto é bom chegar cedo, pois são formados grupos de 30 em 30 pessoas, e esses grupos são organizados por ordem de chegada.

A visita ao Palácio do Planalto é guiada e gratuita.

Onde fica: Praça dos Três Poderes, Brasília – DF, 70150-900

Quer saber mais sobre Brasília?
Reserve um city tour ou passeio agora!

Data
Adultos
Bebês
Crianças

Setor Comercial Norte Quadra 05
Bloco A – Sala 417 - Torre Norte
Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF

atendimento@viajabrasil.com.br

Viaja Brasília

VIAJA BRASíLIA 2018 ®
Todos os direitos reservados.