Gastronomia

Xique Xique

Rubem Pereira de Lucena – Rubinho – nasceu em 1950, em um pequeno município no sertão do Rio Grande do Norte chamado Caicó. Chegou a Brasília em 1971 para concluir os estudos e conquistar uma vida melhor. Em 1975, em uma cidade carente de serviços, inaugurou uma pequena mercearia na Asa Sul, em que vendia carnes, verduras e frutas.

Em 1979 surgiu a oportunidade de mudar de ramo. Rubinho, com o apoio da esposa Maria do Céo Medeiros Lucena e a sociedade com o cunhado José Valle de Araújo, resolveu explorar o sabor do Nordeste na ainda jovem capital do país. Como forma de matar a saudade de casa e dar alento aos nordestinos que há pouco chegaram à cidade, o Restaurante Xique Xique abriu as portas com uma comida típica, saborosa e servida em generosas porções.

Entre noites mal dormidas, trabalho árduo e muita expectativa, a primeira unidade do restaurante surgiu em 1979, em um cantinho simples e aconchegante da W3 norte. A “Completa” – carne de sol, feijão de corda, mandioca, paçoca, arroz, manteiga de garrafa e cheiro verde – é o carro chefe desde o início. Idealizado em meio familiar, o prato típico ganhou forma e fama, conquistando a capital.

Um ano após a inauguração da unidade norte, o Xique Xique instalou-se na Asa Sul, em um espaço maior, com capacidade para 600 clientes e com cardápio variado que agradava aos mais diferentes gostos. A Carne de Sol foi mantida como prato principal, sendo o mais solicitado pelos clientes e correspondendo a cerca de 80% dos pedidos.

Ao longo dos anos, o Xique Xique aprimorou o atendimento, melhorou a estrutura e procurou corresponder às expectativas para melhor atender os clientes. Para tanto, em 2009, a unidade da Asa Norte ganhou novo endereço, conquistando um espaço mais amplo e moderno. Na mesma quadra, porém em outro bloco, o estabelecimento conta hoje com um prédio de dois andares, podendo o piso superior ser reservado para e eventos e confraternizações.

Com a tradição de quase 40 anos, o Xique Xique tornou-se referência em Brasília. Eleito diversas vezes a melhor carne de sol da cidade e o “Top of Mind” entre os estabelecimentos do ramo, o restaurante virou ponto de encontro de familiares e amigos. Ainda recebe, diariamente, representantes de toda a sociedade, incluindo grandes empresários, autoridades e turistas do país e do exterior.

SABOR NORDESTINO

A famosa Carne de Sol é o carro chefe do restaurante desde a inauguração. Responsável por cerca de 80% dos pedidos da casa, a iguaria acompanha porções de arroz, paçoca, mandioca, feijão de corda, cheiro verde e manteiga de garrafa.

VOCÊ SABIA?

O xique-xique é um cacto típico da caatinga da região Nordeste. Cientificamente chamado de Pilosocereus gounellei, o cacto possui flores grandes, brancas ou esverdeadas, que se abrem à noite para serem polinizadas por insetos e aves noturnas. O cultivo é simples e possui grande importância no alimento de diversos animais. É constituído por 5% de proteína e é rico em sais minerais.

 

Setor Comercial Norte Quadra 05
Bloco A – Sala 417 - Torre Norte
Brasília Shopping – Asa Norte, Brasília-DF

atendimento@viajabrasil.com.br

Viaja Brasília

VIAJA BRASíLIA 2018 ®
Todos os direitos reservados.